Preenchimento

Aplicação injetável de uma substância, comumente um gel, com objetivo de corrigir uma depressão, como no caso do “bigode chinês”, ou restaurar volume em diversas áreas da face e corpo. Confira abaixo todas as indicações.

Existem inúmeras substâncias preenchedoras no mercado, portanto, é importante o paciente discutir com sua dermatologista qual a mais indicada e segura para o seu caso. A substância pode ser ou não reabsorvível pelo organismo (na nossa clínica só usamos as absorvíveis, pois são muito mais seguras e vantajosas, exceto nos pacientes com AIDS, que o uso dos não reabsorvíveis traz vantagens).

A aplicação é feita com uma seringa acoplada a uma agulha ou pequena cânula, sob anestesia tópica (creme), no local indicado. O tempo de duração depende da substância preenchedora utilizada.

Ácido Hialurônico é muito utilizado, pois é muito seguro e o mais versátil, sendo possível utilizar em qualquer região, além de termos uma enzima que o degrada, caso haja necessidade de remover o produto antes do tempo de reabsorção natural.

Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse), é outra substância preenchedora muito boa, com maior efeito estimulador de colágeno, sendo possível usar não só na face, mas também no corpo, inclusive para celulites e flacidez, com ótimos resultados para as mãos, mas que não é possível usar em lábios nem olheiras, por exemplo.
Policaprolactona (Ellansé), é mais uma opção de preenchedor com bom estímulo de colágeno, indicado para uso facial, também com restrição para aplicação próxima aos olhos e boca, mas com a vantagem de ter opções de durabilidade de 01 ano, 02 anos 03 anos e 04 anos.

Existem ainda os estimuladores de colágeno, que não são considerados exatamente preenchedores, mas também têm o poder de restaurar volume. Um exemplo disso é o ácido L-Poli-Lático (Sculptra).

Confira as indicações de preenchimento:

Rugas do sulco nasogeniano (“bigode chinês”) mentoniano (“marionete”), ao redor dos lábios (“código de barras”), periorbitárias (“pés de galinha”)

Aumento do lóbulo da orelha e rugas na sua porção anterior

Projeção da região mentoniana (“queixo”)

Goteira lacrimal (“olheiras”)

Elevação do supercílio

Aumento e definição dos lábios

Rugas do pescoço e colo

Rejuvenescimento do dorso das mãos

Para elevar a ponta do nariz e diminuir a curvatura nasal vista de perfil;

Redefinição do contorno facial, região malar (“maçãs do rosto”), região temporal

Correção de cicatrizes de acne e outras

Celulite, dobras dos joelhos e cotovelos

Lipodistrofia do HIV: pacientes em tratamento com anti-retrovirais, apresentam alteração na distribuição da gordura, tendo diminuição importante dos depósitos de gordura nas maçãs do rosto e região temporal, o que confere um aspecto envelhecido e nada saudável. Esse problema pode ser resolvido com a injeção de preenchedores, geralmente PMMA, por ter um custo mais acessível e não ser reabsorvido, proporcionando uma duração maior dos resultados.

 

O procedimento é feito no consultório, com anestesia tópica, sem necessidade de afastamento das suas atividades habituais.

s

MUITA ATENÇÃO

Contra-indicações:  gravidez, lactação, doenças autoimunes em atividade e imunodepressão importante.

Recomendações: quando possível, suspender anticoagulantes e anti-inflamatórios não hormonais cinco dias antes do procedimento para evitar aumento de sangramento.

Efeitos adversos:  

Precoces e comuns: vermelhidão, inchaço, hematoma e manchas roxas na pele produzidas por extravasamento de sangue pela perfuração de pequenos vasos.

Raros:  

– Necrose: por obstrução de uma artéria, o que causa dor, palidez e deixa a pele com um tom cinza-azulado na região afetada.

– Infecção.

– Nódulos: manifestam-se, geralmente, a curto e médio prazo, tendo resolução espontânea na maioria das vezes.

– Granulomas. De aparecimento mais tardio, em geral requer tratamento.