Ao longo dos últimos anos temos acompanhado a quebra de determinados preconceitos. Foi-se o tempo, por exemplo, em que somente mulheres podiam usar o rosa. Mas essa mudança cultural não acontece apenas em relação às cores. A sociedade já entendeu que homem também cuida da aparência e da saúde da pele, fundamental para aumentar a autoestima. E é claro que a boa imagem influencia vários aspectos da vida cotidiana, até mesmo no campo profissional.
“Os homens têm procurado a clínica não apenas para tratar as patologias, mas também buscam por procedimentos estéticos”, afirma a médica dermatologista Maisa Pamponet. Ela ainda revela que o BOTOX® e o preenchimento – principalmente para a área conhecida popularmente como “bigode chinês” – são bastante solicitados pelo público masculino. A depilação definitiva de barba e peelings – que ajudam a clarear manchas e afinar a pele – também são alvo de interesse do público masculino. E quando o incômodo é a gordura localizada, uma boa opção de tratamento pode ser a carboxiterapia. O procedimento também é recomendado para estrias, celulites e até olheiras, dentre outros. Existem procedimentos específicos para cada realidade e quem vai indicar o que fazer em cada caso é o dermatologista.
Mais jovem
Não existe idade determinada para o homem começar a cuidar da pele, mas a prevenção ao envelhecimento pode iniciar já aos 20 anos. Nesse período e, principalmente, a partir dos 30 anos deve haver uma atenção especial para a hidratação da pele e muitos já precisam usar um creme de prevenção de rugas, inclusive para a região dos olhos, mas a produção de colágeno ainda é suficiente.
É importante ressaltar que quando surgem os sinais aparentes de envelhecimento da pele, além da utilização de creme anti-rugas, o homem tem a seu dispor tratamentos para produção de colágeno, além de radiofrequência e infravermelho. Não podemos esquecer dos peelings que apresentam resultados impressionantes. Então, fica a dica: procure o dermatologista, que vai indicar com precisão e eficácia do que a sua pele precisa.